terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Coisas Frágeis


Coisas Frágeis, publicado pela editora Conrad em dois tomos (lá fora foi publicado num único volume), é uma antologia de diferentes contos e poemas escritos por Neil Gaiman. O primeiro conto, de nome revelador - Um Estudo em Esmeralda -, é uma curiosa conciliação de universos completamente opostos, feita por sugestão de terceiros, baseada nos universos criados pelos clássicos escritores de literatura fantástica Arthur Conan Doyle e H.P. Lovecraft (ou o racional e o irracional). Dois grandes autores da literatura detetivesca, de mistério e terror. O resultado, para a surpresa do próprio Gaiman, foi uma narrativa espetacular com um final surpreendente (detentora do Prêmio Hugo de 2004 de melhor conto).

Outro grande destaque deste tomo é O Monarca do Vale, que carrega uma atmosfera misteriosa de mitologia picaresca, protagonizada por Shadow, personagem desenvolvido por ele em Deuses Americanos, romance publicado em 2002. Aqui, Gaiman utiliza argumento e personagens do filme Beowulf, dirigido em 2007 por Robert Zemeckis, cujo roteiro foi uma pareceria entre Roger Avary e o próprio Neil Gaiman. Nesse conto eles aparecem numa versão bem diferente e interessante.

Embora tenha levado algum tempo para ler o primeiro livro - em parte por causa do pouco cuidado da Conrad com a diagramação e escolha da tipologia -, acabei por devorar rapidamente a segunda parte. Nesse segundo tomo, que além de contos possui prosa e poesia, o autor continua a desfilar misteriosos mundos, ora perturbadores, ora fascinantes. Para aqueles que gostam de lendas urbanas ou de estórias de fantasmas, tais como aquelas narrativas inquietantes ao redor de uma fogueira de campamento no meio da noite, essa antologia é um prato cheio. Da fantasiosa Noivas Proibidas dos Escravos Sem Rosto na Casa Secreta do Temível Desejo e Instruções, aos enigmáticos e fantasmagóricos Quem Alimenta Quem Come e Pó Amargo, Neil Gaiman tece contos de realismo fantástico e se prova um dos maiores expoentes da literatura fantástica dessa geração, conseguindo surpreender ou chocar.

Coisas Frágeis / Coisas Frágeis 2
NeilGaiman
205 pág. / 166 pág. (respectivamente)
Conrad


Nenhum comentário:

Postar um comentário